Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Como controlar suas finanças (efetivamente)

Bom, fiquei mais de mil anos sem postar aqui neste blog, mas resolvi retomar, para fazer dele algo um pouco mais útil para a humanidade do que juntar poeira.

Dessa vez resolvi falar sobre um tema que é muito delicado pra mim e que geralmente não gosto de discutir com as outras pessoas;
Na internet, existem muitos blogs que falam de como investir e como ficar rico investindo, são excelentes, e por isso mesmo, eu não poderia deixar de citar 2 blogs que considero interessantes para quem quer começar a se aventurar com isto, já começando a ter alguma ideia:

O pequeno investidor
http://www.opequenoinvestidor.com.br

Quero ficar rico
http://queroficarrico.com/blog/

A grande questão aqui é que, a não ser que você tenha um bom consultor financeiro, faltam nestes sites algumas orientações de como controlar suas finanças do dia-a-dia e pagar suas (possíveis) dívidas para, só então, começar a poupar e investir, já que eles dizem com o que você precisa se preocupar, mas não dão exemplos práticos. Nunca devemos investir dinheiro que não temos, então, antes de começar a investir, lembre-se que você deve pagar suas dívidas já que os rendimentos de seus investimentos jamais irão cobrir os juros de suas dívidas.
Como eu sempre tive dificuldade com este assunto, percebi que fazer um post sobre o assunto poderia ajudar muita gente, já que descobri um bom programa para nos ajudar com este assunto.


Existem muitas opções para quem quer controlar as finanças, e eu tentei muita coisa. O fato é que, a maior parte das soluções que existem por aí, apesar de serem boas (e às vezes até gratuitas), parecem ter vindo da realidade das empresas, e por isso, são muito difíceis de se adaptar para a realidade de um orçamento doméstico. Outras soluções são complexas demais, e acabam deixando a gente sem paciência sequer de preencher os dados para poder começar a usar o programa. A planilha de Excel, apesar de prática, precisa ser muito trabalhada para que seja realista.
Um exemplo gratuito de uma dessas soluções, é o Granatum, que apesar de oferecer um bom número de recursos e ser bastante prático, acabou não gerando o resultado que eu esperava: eu sabia onde o dinheiro estava indo, mas ainda assim não conseguia realizar o planejamento adequado do meu dinheiro.

Depois de muita pesquisa, acabei por um dia, sem querer, navegando no Steam (muito conhecido por quem joga games no computador), ver uma promoção de um software chamado YNAB (You Need a Budget). Este software está em inglês e é pago, mas é um software extremamente útil e até hoje é a ferramenta mais prática e realista que encontrei. Ele trabalha com a premissa (muito correta) de que Você precisa de um Orçamento, olha só, o próprio nome da ferramenta já diz o que ela pretende e o que ela faz.

Eu pretendo detalhar melhor o que este software faz em um post futuro, com muitos detalhes adicionais, possivelmente em um vídeo gravado ou qualquer coisa do tipo. Para adiantar, basicamente, você irá trabalhar com um orçamento. Você irá inserir o seu "salário" e o programa vai te dar esse valor para que você distribua em diversas categorias para poder gastar depois. Posteriormente, você irá inserir os gastos nestas categorias (e tudo fica muito fácil, porque você pode inserir os gastos diretamente pelo celular), que irá descontar o seu gasto do que você orçamentou anteriormente. Desta maneira, você saberá exatamente o quanto efetivamente tem sobrando pra gastar no naquela categoria e também no mês todo para todas as categorias. Vejam nas imagens abaixo que ilustram esta situação:

Veja nesta imagem que depois que eu inserir um saldo de 4.000 reais na conta, ele me liberou 4.000 reais para realizar o orçamento. Veja ainda, que na coluna da esquerda, eu não "planejei" nenhum gasto, então eu ainda tenho 4.000 disponíveis.

Vejam que agora eu comecei a planejar os gastos, então ele começou a tirar do meu valor disponível para realizar o orçamento, mas eu ainda não tenho nenhuma saída efetiva de dinheiro na coluna "Outflow". Isso quer dizer que eu ainda não gastei.

Agora o meu valor total disponível para o orçamento está zerado, pois preenchi todas as colunas de orçamento com algum valor. A ideia é que você realize o orçamento de cada centavo do seu salário, para saber exatamente onde está indo o seu dinheiro. Mesmo que você esteja investindo parte do dinheiro, você terá que colocar ele no orçamento e existe uma maneira de gerenciar isto que não irei explicar aqui. Ainda, podemos ver que, há saídas de valor no aluguel, sendo que meu valor disponível para gastar (última coluna) ficou zerado, e na água, onde gastei 60 reais e havia orçado 70 reais, por isso sobrou 10 reais para gastar. Você pode manter esse valor ali, para que ele acumule para o próximo mês, ou corrigir o orçamento e colocar aqueles 10 reais em outra categoria.
Os gastos e as entradas de dinheiro não são inseridos nesta tela, e sim em uma outra tela como esta:
O programa automaticamente atualiza os dados da tela anterior com o que você insere aqui.

Enfim, para não me estender mais, vou parando por aqui. Espero que isso possa ajudar a todos.

O link para comprar o software pelo Steam é esse aqui: http://store.steampowered.com/app/227320/. O valor normal dele é de R$ 99,00, mas eu comprei na promoção por R$ 20,00. Essas promoções ocorrem de tempos em tempos no Steam, e depende muito de sua sorte para conseguir. Este software vende em outros lugares, por isso, vale você pesquisar para fazer a compra.
O legal é que no site oficial do programa, você tem acessos a vídeos de treinamentos que ensinam a usar o programa de maneira efetiva. O maior problema é que esses vídeos estão em inglês, então se você não tiver conhecimento de inglês, com certeza será difícil de entender.

Nenhum comentário: