Acredito que muitas pessoas tenham esse problema, porém não sabem como resolver ou já tiveram muita dor de cabeça com a NET por causa disso (ou com outras empresas, visto que em uma breve pesquisa na Internet, fui capaz de encontrar a mesma reclamação em outras operadores).
O fato é que atualmente assino NET 30MB, e se eu conectasse o cabo de rede diretamente no modem, eu recebia essa velocidade normalmente, chegando até 31.6 ou um pouco mais, mas se eu conectasse via wireless, eu tinha uma grande variação na velocidade, batendo às vezes menos de 10MB, mas nunca passando de 20MB. Usei o SpeedTest para realizar os testes.
O meu modem é o Thomson DWG874. Pesquisei muito na Internet e não fui capaz de encontrar atualizações de firmware para resolver o problema, e tudo que encontrei em fóruns foi algumas pessoas dizendo para mudar o tipo de autenticação (não vejo porque influenciaria), mudar o Control Channel ou verificar configurações de segurança de Firewall e IP Flood (bem limitadas). Obviamente, verifiquei tudo isso e até tentei diversas outras configurações, mas nada resolvia meu problema. Além disso, eu sabia que ligar para a NET não resolveria, uma vez que eles provavelmente trocariam para outro modem do mesmo modelo, apenas me fazendo esperar e não resolvendo o problema.
Depois de perder muito tempo tentando resolver o problema, a solução mais simples que encontrei foi utilizar outro roteador Wireless. Utilizei um simples D-Link que eu tinha guardado há algum tempo em casa, da época que os provedores ainda não forneciam modem/roteador wireless. Conectei o cabo de rede no Thomson e no roteador D-Link e fiz o Thomson trabalhar como se fosse apenas um bridge, todo o trabalho de roteamento wireless é o D-Link quem passou a realizar.
O processo é relativamente simples e envolve apenas algumas reconfigurações necessárias.
Antes de tudo, eu recomendo que seja desativado a rede Wireless no Thomson, faça todo o processo com um cabo de rede conectado no modem, pois caso contrário, irá perder comunicação com o mesmo durante as reconfigurações. Para isso, basta acessar o Painel de Controle do Thomson, usando seu navegador e digitando na barra de endereços: 192.168.0.1.
Este endereço você pode conferir abrindo o Prompt de Comando e digitando ipconfig /all.
Ao acessar, o modem irá solicitar usuário e senha, por padrão, a NET envia o modem com o usuário em branco e a senha admin. O modem pede que esse usuário e senha sejam trocados, eu troquei, mas você não necessariamente precisa trocar. É sempre aconselhável trocar, mas também é importante lembrar estes dados para caso você precise acessar o modem novamente no futuro.
Após entrar com o usuário e senha, você irá, no canto superior direito, clicar em Wireless, depois, no menu a esquerda clicar em Primary Network, e no meio, mudar o campo Primary Network para Disabled. Depois disso, você pode clicar, no rodapé, em Aplicar. Com isso, você terá desativado a rede Wireless do Modem NET, e só será possível conectar a internet através dele utilizando cabos de rede.
Agora você poderá desconectar o cabo de rede do seu computador e conectá-lo diretamente no seu roteador wireless e configurá-lo. Como cada roteador tem uma configuração diferente, não posso explicar a configuração para cada roteador. A configuração geralmente é bastante simples. Vou explicar a configuração que fiz no meu D-Link, que é a configuração mais simples possível. Você precisará de um cabo de rede adicional para configurar seu roteador wireless, ou deverá primeiro configurar o wireless do seu roteador, conectar nele via wireless e configurar a comunicação com o modem Thomson depois.
Acesse seu roteador, da mesma maneira que o modem Thomson. No meu caso, o endereço do D-Link era o mesmo do Thomson (192.168.0.1), o que gerou um problema que tive de resolver, que irei explicar posteriormente.
Da mesma maneira que o modem, você deverá inserir a senha. No caso dos roteadores D-Link, a senha padrão é admin. Se o seu roteador for de outra marca, deverá descobrir a senha, uma pesquisa rápida na Internet pelo modelo e marca costuma ser suficiente.
Agora vá em Internet Connection Wizard:
Na primeira tela, apenas clique em Next. Na segunda tela, aparecerá uma tela para alterar a senha de acesso ao roteador, altere se desejar e avance, na próxima, altere o fuso horário para o seu horário local, na maior parte do Brasil é GMT -3, mas isso não influencia para o que precisamos. Agora, na próxima tela, como estamos utilizando NET, a opção que iremos selecionar é DHCP Connection (Dynamic IP Address) e avance. Acredito que para a GVT a configuração é a mesma, porém para outros provedores, isso pode ser diferente (conexões PPPoE).
Na próxima tela, o roteador pergunta se você deseja clonar o MAC Address do seu computador. Particularmente, recomendo que esta opção seja utilizada, mas não sei dizer se há NET tem esse tipo de bloqueio e não fiz este teste. O Host Name pode ficar em branco.
Na próxima tela, basta clicar em Connect. O roteador irá reiniciar e provavelmente você poderá navegar na Internet normalmente após ele terminar de reiniciar. No entanto, se você ainda não conseguir navegar na Internet, você pode estar enfrentando o mesmo problema que eu enfrentei, conforme citei lá em cima. Neste caso, o problema é que o roteador e o modem Thomson estão utilizando o mesmo Range de endereços IP. Isto não pode acontecer. Por isso, você deverá configurar o roteador D-Link para usar outro range de IP's, e isso é bastante simples:
Acesso novamente seu roteador, e entre, no menu esquerdo, na opção Network Settings, role a tela até as opções Router Settings e DHCP Server Settings. Provavelmente, no item Router IP Address, você terá o D-Link configurado para usar o mesmo IP do Modem Thomson (que no meu caso era 192.168.0.1). Altere este endereço para outro IP, em outra rede. Eu utilizei o IP 192.168.1.1 para o roteador D-Link.
Já em DHCP Server Settings, também para evitarmos outros problemas, altere o range de endereços IP para outra rede diferente de 192.168.0, como por exemplo, a rede 192.168.1, conforme vocês podem visualizar na imagem acima. Salve estas alterações, aguarde o servidor reiniciar e desfrute da velocidade correta de sua internet, mesmo via wireless :).
A outra alternativa é lutar com a NET para conseguir um modem sem este problema, o que também é importante, para que ela veja que as pessoas percebem o problema e troquem o modem por um melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário