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Há algum tempo atrás, atendi um caso em que o cliente informava que os usuários de um determinado pool não conseguiam realizar o download do Address Book do Lync. O erro que recebiam era "Cannot synchronize with the corporate address book because the file could not be found" ou "Não foi possível sincronizar com o livro de endereços corporativo porque o arquivo não pôde ser encontrado".
Ao testar utilizando o comando Test-CsAddressBookService, o cliente recebia um resultado igual este abaixo:
Target Fqdn : pool.contoso.com
Target Uri : https://lyncweb.contoso.com/abs/handler
Result : Failure
Latency : 00:00:00
Error Message : The remote server returned an error: (404) Not Found.
Diagnosis : Content-Length : 5433
Cache-Control : private
Content-Type : text/html; charset=utf-8
Date : Mon, 18 May 2014 10:32:01 GMT
Server : Microsoft-IIS/7.5
X-Powered-By : ASP.NET
Ao navegar até o caminho do LyncShare para os arquivos do Address Book (algo como \\lyncshare\1-WebServices-1\ABFiles\00000000-0000-0000-0000-000000000000\00000000-0000-0000-0000-000000000000), percebi que o o último arquivo delta (e também o último arquivo full) havia sido gerado há mais de 15 dias! Então o problema estava aí: por padrão, o Lync gera um arquivo delta do Address Book todo dia, geralmente às 2 da manhã e este arquivo não estava sendo gerado.
Quando encontramos esta situação, existem duas possíveis maneiras de resolver o problema.
A primeira é mais um workaround, no entanto, é a maneira como a Microsoft está recomendando que os clientes utilizem o Address Book, que é utilizando apenas a pesquisa online, removendo problema com o Address Book. No passado, a Microsoft recomendava utilizar o Offline Address Book, porém, hoje a Microsoft recomenda o modo online, pois a sobrecarga gerada na rede pela consulta online é bem baixa. Para ativá-lo, você deve criar uma Client Policy ou alterar a Policy global para WebSearchOnly. Para saber quais Policy você possui e como isto está configurado atualmente no seu ambiente, você pode executar o comando abaixo:
Get-CsClientPolicy | select identity, addr*
Realizando este procedimento, você deixará de ter os problemas provenientes do download do ABS pelos usuários, incluindo o problema acima descrito.
No entanto, se você não desejar desativar o ABS offline por políticas da sua empresa ou por questões de rede ou preocupação com disponibilidade, você pode resolver o problema através dos procedimentos abaixo:
- Acesse o share do Lync ABS, que estará em um caminho parecido com este: \\lyncshare\1-WebServices-1\ABFiles\00000000-0000-0000-0000-000000000000\00000000-0000-0000-0000-000000000000. Faça o backup dos arquivos do ABS, copie para uma outra pasta, e delete os arquivos presentes nesta pasta.
- Consulte se a geração de arquivos está ativada ou não, através do comando Get-CsAddressBookConfiguration, conforme abaixo:
- Se estiver, desative o File Generation, utilizando Set-CsAddressBookConfiguration -EnableFileGeneration $false.
- Agora, execute o comando Update-CsUserDatabase, e aguarde cinco minutos,então ative novamente a geração de arquivos de ABS executando Set-CsAddressBookConfiguration -EnableFileGeneration $true.
- Por fim, execute Update-CsAddressBook e aguarde cerca de 5 minutos.
Após finalizar este processo, você poderá verificar no lyncshare do ABS que novos arquivos estão sendo gerados, e ao testar com um usuário, este poderá baixar o ABS normalmente.
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