
Olá o/ Creio que muitas pessoas já tenham visto esse filme, afinal ele já está quase saindo de cartaz. Mas, ontem eu fui assistí-lo com minha namorada, e como não poderia deixar de ser, vou dizer o que achei sobre o filme...
A crítica falou bem (em geral), quem viu falou mal... Fui assistir ao filme contrariado, eu queria mesmo era ver o bom e velho 007, forçado como sempre, mas sempre interessante (ao menos pro meu gosto pouco "requintado"). Depois de muitas pessoas terem falado mal, eu já tinha perdido as esperanças com esse filme.
O filme é uma co-produção entre Brasil/Japão e Canadá, e é baseado no livro homônimo de José Saramago, escritor português bastante elogiado. Infelizmente não tive a oportunidade de ler o livro para fazer comparações, mas segundo o que temos por aí, o livro é ainda mais pesado que o filme.
Basicamente, a história gira em torno de uma epidemia de cegueira que começa a surgir. Essa cegueira, ao contrário da cegueira comum, é uma cegueira branca. O fato é que não se sabe de onde vem a epidemia e ninguém consegue descobrir a causa... Não sabendo a causa o governo toma uma atitude desesperada de concentrar os afetados em um centro de confinamento, que mais acaba parecendo um campo de concentração. No centro de toda história encontra-se uma única mulher que continua sendo capaz de enxergar e acabou confinada com os outros. Como não poderia deixar de ser, no tal centro de confinamento começam a haver problemas por causa de pessoas sem escrúpulos e a mulher acaba por ter que tomar atitudes.
A co-produção entre Brasil/Japão e Canadá produziu bons elementos. O diretor Fernando Meirelles faz uma atuação brilhante demonstrando cenas pesadas muito bem, em meio a momentos de descontração para que o filme não fique tão pesado. Temos alguns jogos de câmera típicas dos filmes e animações japonesas. Mostram-se cenas com um foco muito próximo atento a detalhes que às vezes nos passam desapercebidos no dia-a-dia, mas típicos do estado deprimente, e isso acaba mexendo com a nossa "sanidade" no meio do filme, isso é, pelo menos àqueles que são mais sensíveis a esse tipo de coisa.
Um problema que eu enxerguei foi que a produção do filme tentou "esconder" em que local foi ambientado o filme, para dar aquela idéia de "poderia ser qualquer lugar", mas, para quem mora em São Paulo, fica óbvio descobrir muitos dos cenários, como em certo ponto vemos a drogaria Onofre, na Paulista. Trocaram placas em português por placas em inglês (o filme é todo em inglês, não se enganem) nas ruas, o que deixa as coisas mais estranhas ainda, até porque em alguns pontos, creio que se esqueceram de trocar algumas delas, então vemos placas de proibido estacionar, e também "Parking not Allowed" (ao invés do E, o P), e também vemos ônibus da Cidade de São Paulo passando ao fundo, e para os mais atentos, é completamente possível perceber. Isso soa bastante estranho pra quem vive nessa cidade dia e noite. Parece que parte do filme foi filmado aqui e outra na Europa, o que explicaria essa confusão toda. Mas tive a impressão de que tudo foi filmado aqui, se não foi, ainda assim acho que deveriam manter tudo igual, é estranho ver tanta mistura e diferença entre uma cena e outra do filme, um segundo um tipo de placa, no outro já mudou tudo.
Mas afora isso, o filme nos faz pensar, e pensar em como a podridão humana chegou a um estado terrível. Mesmo em momentos em que deveria haver união, ainda existem aqueles que tentam se aproveitar da situação, e que não tem um pingo de compaixão. Tudo chega a um estado caótico que é de se esperar de uma humanidade egoísta e apodrecia, movida pela ganância.
Por fim, quero deixar registrado que achei o filme muito bom. Nos faz pensar, e muito sobre como deveríamos mudar as atitudes que temos hoje. Pena que existem pessoas que não percebem a profundidade disto e saem pensando que o filme foi superficial e sem sentido, sem analisar o que existe por trás.
Se tiverem um tempo, assistam no cinema ou aluguem o DVD. Mas assistam pensando no que falei e não num simples filme dramático que não tem sentido...
Site Oficial:
http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/
Um comentário:
Eu acho que eu sou a única pessoa nesse mundo que ainda não viu esse filme =(
Postar um comentário